QUINTA LUSITÂNIA

HISTÓRIA

A Quinta está localizada no coração da aldeia histórica de Couto do Mosteiro. A aldeia orgulha-se da sua história antiga e do seu passado. Com a sua autonomia municipal e atmosfera nobre o que ainda é muito evidente na terra e no seu povo.

O Couto do Mosteiro pertencia à Ordem dos Templários, com um mosteiro desde o ano de 915, facto que teria dado nome à freguesia, muito antes da fundação de Portugal. Como prova desse tempo, pode ainda encontrar hoje a bela e bem preservada igreja do outro lado da rua da nossa Quinta.

É importante mencionar que durante a terceira invasão francesa em Portugal em 1810, o General Massena decidiu tomar a rota entre Viseu e Coimbra passando por Santa Comba Dão, o que o levou ao Couto do Mosteiro, onde alguns dos oficiais portugueses e britânicos, das tropas do Duque de Wellington, estavam hospedados na nossa Quinta. Os primeiros confrontos entre as tropas aconteceram a apenas 100 metros da fazenda, antecedendo o que aconteceria na Batalho do Buçaco, aqui ao lado. A Quinta existe há cerca de 200 anos, pela Quinta passaram várias figuras políticas, artísticas e culturais da sociedade portuguesa dos últimos dois séculos. Os seus fundadores eram exploradores e empresários em África, no Congo Belga, entre os séculos XIX e XX.

A QUINTA

Situada fora do centro da cidade de Santa Comba Dão, na freguesia do Couto do Mosteiro, onde as fileiras de casas abrem espaço à natureza verdejante e selvagem. A Quinta Lusitânia é composta por uma Casa Senhorial com cerca de 200 anos e está inserida entre um vinhedo, uns jardins coloridos e exuberantes e grandes campos verdes, onde poderão ver os nossos cavalos a pastar e a brincar.

A casa principal oferece seis suites cuidadosamente equipadas em dois andares, um “Club Room” (sala de estar e jogos), uma recepção e uma sala de jantar ao estilo do século XIX. O enorme espaço exterior oferece várias facilidades: estacionamento para cerca de 12 automóveis, com um arco em ferro com vinha muito antigo, que liga o parque de estacionamento à casa.

Um terraço, onde pode desfrutar de um jantar típico ou um copo do delicioso vinho do Dão. Uma área de piscina, que está integrada em uma ruína de pedra antiga, que foi transformada em uma área de relaxamento e bem estar, bem como um lugar para churrasco, incluindo um antigo forno de pão. A nossa piscina oferece-lhe refresco durante os dias quentes de verão onde está convidado a tomar um banho de sol e a relaxar completamente.

Logo por de trás da piscina, pode encontrar uma horta biológica utilizada para consumo da Quinta e dos seus hóspedes, cujas paredes estão a ser lentamente cobertas por rosas e jasmim. Os 5 hectares que pertencem à Quinta incluem uma vinha por de trás da casa principal, umas cavalariças com todas as comodidades necessárias, um picadeiro ao ar livre, grandes campos de pasto para os cavalos, dois antigos edifícios agrícolas e dois antigos tanques de pedra, onde antigamente se lavava a roupa.

A grande área externa dá-lhe as boas vindas para passear pela propriedade, onde você pode não apenas apreciar a beleza dos cavalos e a paz do lugar, mas também descobrir a enorme quantidade de oliveiras, castanheiros, árvores de fruta e várias outras árvores.