A Quinta está localizada no coração da vila histórica do Couto do Mosteiro. A vila orgulha-se da sua antiga história e do seu passado. Com a sua autonomia municipal e ambiente nobre, que ainda é muito evidente na terra e em seu povo.
O Couto do Mosteiro pertencia à Ordem dos Templários, com mosteiro desde o ano de 915, fato que daria nome à paróquia, muito antes da fundação de Portugal. Como prova da época, ainda se pode encontrar hoje a bela e bem preservada Igreja do outro lado da rua da Quinta Lusitânia.
É importante mencionar que durante a terceira invasão francesa de Portugal em 1810, o marechal Massena decidiu fazer o trajeto entre Viseu e Coimbra passando por Santa Comba Dão, que o levou ao Couto do Mosteiro, onde alguns dos oficiais portugueses e britânicos do regimento do duque de Wellington ficou na nossa Quinta. As primeiras discussões entre as tropas aconteceram a apenas 100 metros da herdade.
A Quinta existe há mais de 200 anos e por ela passaram várias figuras políticas, artísticas e culturais da sociedade portuguesa. Os seus fundadores foram exploradores e empresários da África no Congo Belga entre os séculos XIX e XX. Ainda hoje, a nossa Quinta é conhecida como “A Quinta” em Santa Comba Dão, crédito pela sua antiga importância na cidade devido à sua produção agrícola.